O que devemos saber sobre os ovos de galinha? Você consome muitos na sua alimentação? Não seria interessante conhecer mais sobre seus benefícios? Os ovos estão presentes em muitas receitas e é muito consumido por nós brasileiros. Embora exista alguma controvérsia sobre o seu efeito na saúde do coração, a maioria dos especialistas concordam que uma dieta que inclui ovos é saudável.

No passado os médicos faziam advertências sobre o consumo de ovos por poder aumentar o colesterol, porém hoje os médicos sabem que os ovos também trazem muitos benefícios, desde que consumidos com moderação.

O Ovo é dividido em duas partes: a gema e a clara. A clara do ovo é riquíssima em albumina, uma proteína de origem animal que possui um ótimo aminograma e um alto valor biológico. A clara ajuda na reparação dos músculos e prolonga a sensação de saciedade por ser uma proteína de longa absorção. Já a gema do ovo, muitas vezes vista como a vilã do ovo, na verdade carrega com ela muitos nutrientes e é fonte de ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina , antioxidantes, luteína, vitaminas B, E, entre outros.

Você é uma dessas pessoas que quando come ovo, separa a gema da clara e come somente a clara do ovo? Claro que se ingerida em grandes quantidades a gema não fará bem a sua saúde porém se de vez em quando você comer a gema de um ou dois ovos e nos demais apenas a clara, isto só fará bem a sua saúde.

O que devemos saber sobre ovos de galinha

  1.   Gema do ovo ajuda no desenvolvimento do cérebro
    A gema do ovo é rica em colina, um elemento essencial da vitamina B, que está associada a uma melhor função neurológica e redução de inflamação. Ela pode ajudar a reduzir os efeitos da perda de memória em decorrência da idade avançada. Além disso, ela pode melhorar o resultado dos exercícios, manter bons níveis de colesterol ou apenas favorecer a saúde de seu fígado.
  2.   Ótimas proteínas 
    Quando se trata de qualidade de proteína, o ovo é um dos melhores alimentos para se consumir. Um ovo grande satisfaz 10% da necessidade diária de proteína de uma pessoa adulta. Toda a proteína encontrada em um ovo pode ser absorvido e utilizado pelo organismo, além de conter todos os nove aminoácidos essenciais, que são os aminoácidos que o seu corpo não é capaz de produzir por conta própria. Outra observação importante é que a proteína que tem no ovo trás resultados melhores de fortalecimento muscular do que proteínas de outras fontes.
  3.  A coloração da gema
    A coloração da gema do ovo não influencia em nada seu valor nutritivo. Isto é apenas consequência da alimentação da galinha. Galinhas que são alimentados com grãos e gramíneas cheios de carotenóides têm gemas com coloração amarela mais vibrante, mas que não necessariamente significa uma gema mais nutritiva.
  4. Coloração da clara
    A idade do ovo influencia na coloração da clara. Quanto mais velho for o ovo mais branca será a clara.
  5.  Coloração do ovo
    Há diferença dos ovos brancos e vermelhos? Não. O que diferencia a cor do ovo é a raça da galinha.
  6. Validade do ovo 
    O ovo pode ser ingerido em até 3 meses após data da postura. Lembrando que o ovo deve estar em local fresco ou refrigerado para não estragar. Lembre-se de evitar comer ovo crú, como na gemada ou maionese, para evitar a salmonela.
  7.  Previne doenças oculares
    Pesquisadores descobriram que pessoas que comem ovos todos os dias, reduzem o risco de desenvolver catarata, devido a luteína e zeaxantina que são encontrados em ovos.
  8.  Quantidade certa de gordura
    Um ovo contém apenas 5 gramas de gordura e apenas 1,5 gramas dessa gordura é saturada.
  9. Colesterol 
    Novos estudos mostram que, ao contrário da crença anterior, o consumo moderado de ovos não têm um impacto negativo sobre o colesterol. De fato, estudos recentes têm mostrado que o consumo regular de dois ovos por dia não afeta o perfil lipídico de uma pessoa e pode, de fato, melhorar.
  10. Vitamina D
    Os ovos são um dos únicos alimentos que contêm naturalmente a vitamina D. Essa vitamina é essencial na formação dos ossos e dentes, ela ajuda a emagrecer, fortalece o sistema de defesa do organismo, auxilia na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes e a hipertensão e está associada a uma vida mais longa.
  11.  Previne câncer de mama
    Os ovos podem prevenir o câncer de mama. Em um estudo, as mulheres que consumiam pelo menos seis ovos por semana reduziram o risco de câncer de mama em 44%.
  12.   Cabelos e unhas saudáveis
    Ovos são saudáveis também para cabelos e unhas devido ao seu elevado teor de enxofre e grande variedade de vitaminas e minerais. Muitas pessoas acham que o seu cabelo cresce mais rápido após a adição de ovos à sua dieta, especialmente se eles foram previamente deficiente em alimentos que contenham enxofre ou B12. Se quiser saber mais sobre a saúde das unhas e cabelos, acesse nosso artigo 6 dicas para melhorar a saúde das unhas e cabelos!
  13.  Saciedade
    Um estudo recente realizado por cientistas americanos mostra que os ovos tendem a satisfazer mais do que um pão no café da manhã, com um número igual de calorias. Isso porque os ovos têm gordura e proteína, que juntos aumentam a sensação de saciedade.
  14.  Contêm minerais
    Os minerais encontrados nos ovos são o ferro, para ajudar na formação de glóbulos vermelhos, Zinco, para melhorar a imunidade, cálcio fortalece os ossos e dentes, fósforo, essencial para ossos e dentes saudáveis, iodo, necessários para a regulação de hormônios da tireóide, o selênio, que assim como a vitamina E, protegem as células da oxidação.

Conclusão

Agora quando formos comer ovos saberemos melhor o por quê da importância deles na nossa alimentação. Eu e o Dani somos adeptos aos ovos na nossa alimentação. A maioria das nossas receitas vão ovos, preferencialmente a clara. Nos sentimos satisfeitos por um período de tempo maior e nos trás grandes benefícios para a nossa saúde.

 

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/wp-content/uploads/2018/01/ovo-1024x683.jpg/wp-content/uploads/2018/01/ovo-150x150.jpgRafael XavierAlimentaçãobenefício de comer ovos,boa alimentação,fitness,ovos de galinha,proteína,proteína do ovo,saúdeO que devemos saber sobre os ovos de galinha? Você consome muitos na sua alimentação? Não seria interessante conhecer mais sobre seus benefícios? Os ovos estão presentes em muitas receitas e é muito consumido por nós brasileiros. Embora exista alguma controvérsia sobre o seu efeito na saúde do coração,...Remédio para emagrecer, dieta, tratamento natural, bulas e tutoriais